quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Apresentação


Por que "PlurAll"?

Plural, porque apesar da realidade social ser dinâmica, multifacetada e o resultado de “múltiplas determinações”, muitas vezes nossa visão não consegue capturar esta complexidade. Existe uma tendência do olhar de se ater aos elementos mais aparentes e às explicações um tanto superficiais. Paralelo a esta tendência há os grupos sociais, os interesses de classe, as mídias, as contradições, a produção e a circulação de determinados “saberes”.

Neste contexto, o objetivo deste blog é possibilitar a manifestação de ideias e posições sobre temas variados, sobretudo, os relacionados à sociedade brasileira, permitindo e estimulando o pensamento, principalmente, aquele que vai além dos discursos prontos e das fórmulas acabadas. Em uma palavra, restaurar a “pluralidade” destes saberes.

Consideramos que em face às potencialidades da Internet não devemos ser apenas “receptores passivos” de certas mensagens. Neste imenso "dilúvio virtual", como diria Pierre Lévy, precisamos nos posicionar diante dos desafios que se colocam a nós, devemos pontuar alguns elementos, que em nossa opinião, merecem reflexões e posicionamentos mais claros.

Plural também, porque este não é um blog pessoal, mas de um casal de professores universitários que pretende discutir e trazer contribuições sobre temas relevantes, constituindo um espaço de reflexão aberto às manifestações de colegas, alunos e demais interessados em refletir conosco sobre questões do nosso tempo.

       Prof. Marcelo C. Cernev Rosa                                              Prof. Adriana Ferreira


4 comentários:

  1. Legal a iniciativa! Vamos buscar somar idéias, pois somar é sempre algo plural :-) .

    Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. Cernev e Adriana,
    Parabéns pela iniciativa e colocar em discussão um importante tema que é a "Pluralidade". Principalmente neste mundo de "diversidade" e "multi" + um montão de coisas.
    Espero que consiga muitas "cabeças pensantes" que contribuam no tema escolhido.
    Forte Abraço
    Lucio Kamiji

    ResponderExcluir
  3. professor marcelo sempre nos surpreendendo e fazendo seu algo a mais valeu!!!!

    ResponderExcluir
  4. Atualidades...

    Acompanhando o texto da revista CartaCapital sobre o "pastiche" da cobertura , juntamente com a cobertura da mídia às operações no Rio de Janeiro, tento chegar a uma conclusão comparando o poder oficial e o não oficial... mas é difícil comparar televisores 40", banheiros com hidromassagem e quartinhos decorados de bebês em ambos os lados...

    Como atirador do exércio, ví muitos MQ M968 -obsoletos- apreendidos, umas poucas M16, e muitos garotos tatuados em homenagem a algum poderoso traficante, bem... os estados ao redor que se preparem para "a rebarba" das ações... o problema não é exclusivo do Rio... temos nosso representantes do PCC em Londrina.

    ResponderExcluir