terça-feira, 26 de outubro de 2010

Fim de temporada da nova minissérie multimídia


A campanha continua. É claro que não estou me referindo à campanha eleitoral. Paralelo à campanha eleitoral continua a campanha da desinformação e da mentira. Como diria Paulo Henrique Amorin, “o PIG é incansável!”

Nos últimos meses as tentativas de manipulação da opinião pública, com fins eleitoreiros estão cada vez mais acentuadas e sistêmicas. Sua desfaçatez já se tornou notória, até mesmo a nível internacional. Recentemente o jornal francês Courrier International publicou uma reportagem sobre como quatro famílias brasileiras estão no controle das principais mídias e como as utilizam para minar a candidatura de Dilma Roussef e o governo Lula, que nunca aceitaram. De quem estão falando? Ora, justamente daqueles meios de comunicação que o sociólogo e jornalista Paulo Henrique Amorin denomina como o “Partido da Imprensa Golpista” (PIG). Olha o PIG aí gente! Já está adquirindo reconhecimento internacional!

Isto, sem mencionar a patética farsa da pseudo “tentativa de agressão” ao candidato à presidência da República José Serra. O suposto incidente tão explorado no JN acabou sendo desmascarado na Internet e se tornou um dos assuntos mais populares no Twitter..

Apesar disto, a "produção jornalística" do PIG continua a todo vapor. Jornalística entre aspas, é claro. Porque não se produz notícias, mas ficções. O que ele está fazendo, ou ao menos tentando, com os seus leitores/telespectadores é a substituição da realidade "factual" por uma "realidade virtual", nos moldes do pensamento de J. Baudrillard, ou seja, na forma de um grande, e forçosamente integrado, simulacro político-eleitoral.

Em outras palavras, substituem-se os fatos por uma visão aparentemente "integrada" que tende a substituir o pensamento, pois já vem "pensada" para o leitor/telespectador. É mais "fácil", é sobretudo "mais rápido" e é claro que, para os menos informados, ela pode até ser convincente.

Tomo a liberdade de levantar uma hipótese: boa parte da população brasileira está “consumindo” um novo tipo de produto multimídia. Não importa o formato (jornal impresso, jornal eletrônico, telejornal), em se tratando do PIG, não há notícias, o que há são tentativas de construção de um “universo ficcional”. Ao invés de notícias temos "capítulos" de uma espécie de minissérie multimídia. Não importa o meio, os conteúdos, são praticamente os mesmos.

É muito interessante! Estamos vivendo no mundo real ou virtual? Suponho que parte da população brasileira também está participando de um novo “reality show”, ainda que não o saiba. Não estão confinados fisicamente como ocorre no “Big Brother”, ou em “A Fazenda”, por exemplo. Mas estão sujeitos ao “confinamento ideológico” produzido midiaticamente pela ficção que insiste em substituir a realidade, com uma grande diferença: quem se submete a este realityshow não recebe prêmio algum, muito pelo contrário! Só corre o risco de perder ainda mais.

Chega de novela! Chega de “Big-Brother” político-eleitoral! Chega de “entretenimento ideológico”! Há muito que precisamos saber, conhecer, analisar e estes elementos não estão "disponíveis" no PIG. Lá é sempre a mesma conversa, ou melhor, é sempre a mesma minissérie.

Atenção! Cenas dos próximos capítulos: certamente até 28.10.2010 haverá novo(s) capítulo(s) bombástico(s), como por exemplo “cenas de violência de militantes do PT em comício do candidato do PSDB” anunciados, preferencialmente no JN, ou outros do gênero, próprio ao jornalismo/tele-dramaturgia do PIG.

Mas tenho uma boa notícia! A minissérie está chegando ao fim. Ainda que a data para o capítulo final, não tenho sido anunciada, ela ocorrerá na noite de 31 de outubro de 2010.

Não vemos a hora de acabar! Porque, afinal de contas, não vale a pena ver de novo!

Marcelo Cernev

Um comentário:

  1. E agora este blog irá acompanhar o governo da 1ª presidenta do Brasil, Dilma, Uhuuu!!

    ResponderExcluir